Lages é a maior cidade da Serra Catarinense, terra de tropeiros e berço do turismo rural no Brasil. A cidade que foi fundada por tropeiros e bandeirantes em 1677, hoje tem em torno de 165 mil habitantes. Conhecida como a Capital do Turismo Rural e a Terra da Festa do Pinhão, Lages oferece vários pontos turísticos na cidade.
Desde sua reabertura, o Mercado Público de Lages voltou às origens e se tornou novamente o ponto de encontro dos lageanos. O movimento de visitantes que chegam ao local para conferir de perto as novidades cresce a cada dia.
Dentre as belas paisagens que a Serra Catarinense pode oferecer, o Salto Caveiras, em Lages, é um dos locais mais procurados para o lazer , durante o verão.
Idealizador do Museu, Danilo Thiago de Castro, começou a estruturá-lo aos 17 anos, em 1937. O acervo do museu é composto por documentos e imagens do séc. XVIII e XIX, armas de guerra e lutas regionais, utensílios e trabalho, doméstico, peças de vestuário e objetos de uso cotidiano.
A Catedral Diocesana de Lages - Nossa Senhora dos Prazeres é um templo religioso católico do município brasileiro de Lages, no estado de Santa Catarina, onde se encontra a cátedral da Diocese de Lages.
O local possui pista de caminhada, parque infantil. Muito agradável, apropriado para relaxar, caminhadas e até piquenique. Popularmente chamado de Tanque. Correia Pinto, fundador da cidade, por volta de 1771, teria mandado construir um tanque aproveitando quatro ou cinco fontes naturais que ali as mulheres pudessem lavar suas roupas sem serem molestadas por índios e animais selvagens. O local foi homenageado com o Monumento às Lavadeiras.
Com altitude de mais de 1.100 metros, o Morro da Cruz está entre os locais mais altos de Lages e frequentado tanto para a prática de voo livre como para quem deseja ver a cidade de cima. Lá no alto há uma capela e a cruz de 19 metros de altura, que dá nome ao morro. O mirante panorâmico tem uma escadaria com 513 degraus para quem fizer o trajeto a pé, mas também conta com estrada para passagem de carro.